Notícias

08/08/2019
Expointer: setor de máquinas agrícolas prevê aumento de, pelo menos, 5% nos negócios

A 16 dias da maior mostra agropecuária da América Latina, o setor de máquinas agrícolas está otimista e entusiasmado para lançar suas novidades e mostrar aos clientes o que há de mais moderno para o campo. Lançada oficialmente no dia 5 de agosto, na Casa da Música da Ospa, a 42ª Expointer ocorrerá de 24 de agosto a 1º de setembro, em 141 hectares do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

 

O setor de máquinas, que na última mostra foi responsável por 99% do faturamento da exposição, espera mais uma vez superar os números da última edição.

 

– A Expointer é a grande feira do segundo semestre, e nós temos a esperança de que vamos vender mais do que o ano passado. Nossa expectativa é de aumentar, no mínimo, 5% o volume de negócios – afirma o presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul – SIMERS, Claudio Bier.

 

Além do setor de máquinas, da exposição de animais e dos produtos da agricultura familiar, a Expointer será também palco de encontro de diversas autoridades. A ministra Tereza Cristina já confirmou presença e a expectativa é receber também o presidente da República e o vice-presidente, assim como outros ministros de Estado.

 

– A Expointer é o momento mais especial do ano, em que reunimos num único espaço, um pedaço de chão lá em Esteio, todo o valor e a potência do RS para nos lembrarmos, nesses nove dias, da força e do vigor da nossa economia, do talento e da capacidade do nosso povo. Não apenas na produção agrícola e na pecuária, mas na capacidade de inovação a partir das máquinas, implementos e tecnologia que é gerada aqui, levando a ganhos sucessivos de produtividade, e também espaço de apresentação da nossa cultura, que hoje foi aqui celebrada – destacou o governador Eduardo Leite.

 

O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural –Seapdr, Covatti Filho, lembrou que o setor agropecuário é responsável por cerca de 40% do PIB do RS, o que faz da Expointer referência para o país:

 

– Estamos trabalhando com uma grande expectativa. Tenho certeza de que neste ano vamos superar os R$ 2,3 bilhões em negócios da edição passada e o público de 370 mil pessoas.

 

Os ingressos devem começar a ser vendidos a partir da próxima semana, a R$ 13 por pessoa. As estações da Trensurb Mercado Público, Canoas e São Leopoldo irão comercializar as entradas, com o intuito de incentivar o transporte público e gerar mais mobilidade.

 

Confira a programação completa da feira e outras informações no site da Expointer.

 

Fotos: Itamar Aguiar/Palácio Piratini e Christiane Matos/Simers