Notícias

06/02/2013
Vendas de máquinas agrícolas no mercado interno batem recorde mensal em janeiro

As 5.859 máquinas agrícolas vendidas no mercado interno brasileiro em janeiro de 2013 são um novo recorde mensal para o setor desde a década de 1970, quando o comércio era fomentado por aquisições governamentais em grandes volumes, segundo o diretor da área na Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Milton Rego.

– Janeiro reflete o bom momento do setor iniciado em setembro de 2012, com a política do PSI (Programa de Sustentação do Investimento) e pelo excelente momento do agronegócio brasileiro que vive. Se compararmos os últimos 12 meses ante os 12 meses anteriores, crescemos entre 7% e 8% – afirmou.

Além do crédito e dos recursos financeiros, Rego citou os bons preços dos produtos agrícolas, principalmente do milho e da soja, a capitalização dos produtores e o clima favorável à colheita recorde em 2012/2013 como fatores para o bom momento do setor no Brasil. Com mais vendas, o número de emprego nas montadoras também aumentou. Em janeiro, foram lançadas 243 novas posições neste mercado.

– No entanto, as exportações de máquinas seguem com desempenho ruim, com uma queda de um nível anual de 30 mil unidades anuais, há cinco anos, para 17 mil unidades atualmente – reclamou.

Para o executivo, a redução nas exportações de máquinas agrícolas ocorre, como no setor automotivo, pela perda de competitividade da indústria brasileira, principalmente em mercados como a África, Europa Oriental e Estados Unidos. A baixa de 46,5% nas exportações de máquinas agrícolas em janeiro sobre dezembro e sobre igual período de 2012, no entanto, foi pontual, segundo Rego.

– A expectativa é de estabilidade nas vendas externas para 2013 ante 2012, o que não é bom – concluiu.