Notícias

23/01/2018
Diretoria do SIMERS realiza primeira reunião de 2018

A diretoria do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no RS - Simers, realizou nesta segunda-feira, dia 22, na sede do sindicato, em Porto Alegre, a primeira reunião de trabalho de 2018. O encontro teve como pautas a apresentação do projeto de parceria Simers/Sebrae; o planejamento orçamentário 2018; o fechamento da Expointer 2017 e as expectativas para 2018; a apresentação do projeto de exportação de máquinas agrícolas gaúchas para a Colômbia; a apresentação do programa de treinamento sobre a reforma trabalhista às empresas associadas; a contribuição sindical 2018 e demais assuntos gerais.

 

O Coordenador estadual do segmento Metalmecânico e Energia do Sebrae RS, Fabiano Dallacorte, apresentou uma proposta de parceria com o Simers,  através do programa de capacitação empresarial oferecido pelo Sebrae. O objetivo principal é captar negócios inovadores com soluções relacionadas aos desafios do setor metalmecânico, através de uma agenda  composta por  mentorias, workshops, consultorias empresarias, encontro de negócios, visitas técnicas e oficinas de geração de ideias e ações de acesso ao mercado.

 

Logo após a apresentação do Sebrae, o presidente Claudio Bier deu início à reunião com a demonstração do balanço orçamentário de 2017 e o planejamento para 2018. A diretoria aproveitou a oportunidade para avaliar e discutir investimentos na Expointer e demais despesas do sindicato.

 

Em seguida, a secretária executiva do Simers, Jassira Castro, apresentou aos diretores o projeto de exportação de máquinas agrícolas gaúchas para a Colômbia. Tendo como parceiros o Governo do Rio Grande do Sul, o Governo de São José do Guaviare (COL) e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o projeto deverá ter encaminhamentos nos próximos meses, com a expectativa de que seja marcada uma missão à Colômbia.

 

Na sequência, a assessoria jurídica do Sindicato apresentou sua sugestão de treinamento sobre a Reforma Trabalhista, a fim de esclarecer dúvidas e orientar os associados. Um encontro será marcado com as empresas, em data a ser definida.

 

Por fim, o vice-presidente do Simers e presidente da John Deere, Paulo Renato Herrmann, fez uma avaliação sobre o setor de máquinas agrícolas em 2017 e pontuou algumas projeções para 2018.

 

- Estamos vivendo um dos melhores momentos econômicos dos últimos anos. A perspectiva é de que o agro injete um bom dinheiro na economia em 2018. Se o agro roda, o Brasil caminha - ressaltou Hermann.