Notícias

24/07/2018
SIMERS esteve presente no ENAI 2018 e realiza agenda no IICA

Nos dias 03 e 04 de julho, em Brasília, foi realizada a 11ª edição do Encontro Nacional da Indústria – ENAI. Na ocasião o Diretor do SIMERS, Marcelo Marini e a Secretária Executiva, Jassira Castro estiveram presentes representando o Sindicato.

Na abertura do evento o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade abordou alguns pontos importantes que fazem parte do Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022, elaborado pela CNI, como:  O retorno do Sintegra; redução das taxas de juros; simplificação tributária; decisão sobre a aposentadoria; redução da insegurança jurídica e a melhoria da segurança pública.

Na sequência foi destacada a importância da agenda da indústria para o Brasil e a sua representatividade e produtividade. Na ocasião foram mencionados alguns números que exemplificam este cenário, em que a indústria nacional representa:  

- 21% do PIB do país;

- 51% das exportações;

- 68% do investimento privado em P&D;

- 38% dos tributos federais;

- 10 Milhões de empregados.

Cabe destacar que a média salarial da indústria é maior que a do país para os empregados tanto de ensino superior, como de ensino médio.

No primeiro painel da tarde, intitulado – “Os desafios da quarta revolução industrial no Brasil: um olhar sobre a inovação tecnológica e a produtividade”,  apresentado pelo Senhor,, Soumitra Dutta - Indiano, ele destacou que o país precisa planejar o longo prazo e trabalhar por ele: “falta ao Brasil buscar as taxas de crescimento da China e Índia. Olhar para fora e se comparar com o mundo. Exercer papel entre as grandes nações e ter visão macro sobre o país”, destacou Dutta.

            No quarto painel do dia: Sustentabilidade e Fortalecimento do Sistema Associativo da Indústria, apresentado pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria – CNI, Robson Braga de Andrade, o mesmo destacou alguns pontos que preocupam a indústria, como: o fato de hoje termos 1250 sindicatos na indústria, e existir duplicidade entre os sindicatos, a importância da reforma sindical que traz a profissionalização e a necessidade de formar gestores executivos dos sindicatos. Também mencionou a necessidade de repensar a função dos sindicatos dentro do contexto atual, o seu papel e atuação.

            No dia 04, a agenda principal foi o Diálogo da Indústria com os candidatos à Presidência da República. Neste ato, os pré-candidatos apresentaram individualmente a sua agenda de governo para os empresários industriais e também receberam um documento oficial da CNI com as “Propostas da Indústria para as Eleições 2018”.

 

Visita ao IICA

Em virtude da viagem, o Diretor do SIMERS, Marcelo Marini e a Secretária Executiva, Jassira Castro aproveitaram a oportunidade para visitar o Coordenador Regional Sul do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura - IICA, Caio Rocha. A agenda teve por objetivo abordar pautas relevantes para o setor das máquinas e implementos agrícolas.