Notícias

30/08/2016
Painel do projeto TESA aborda Tecnologia do setor agrícola

           Na última segunda-feira, dia 29, no estande do SIMERS, na Expointer 2016 foi realizado o Painel: “Caminhos da Tecnologia”, uma ação do Projeto Tecnologia Embarcada no Setor Agricola – TESA.

           O painel foi conduzido pelo diretor do SIMERS e Diretor da Marini – Rodados Duplos, Marcelo Marini. Inicialmente o diretor presidente da Taigpoint, Vitor Loreto falou sobre a internet das coisas no setor agrícola, projeto que pela primeira vez está sendo adotado por algumas empresas de máquinas e implementos agrícolas nesta Expointer. Em seguida, o diretor presidente da IMASA, Jalmar Martel fez um depoimento sobre a participação da empresa no projeto TESA, sendo que a IMASA foi a precursora no projeto.

           Após, as empresas ofertantes que são associadas da ABINEE/RS e ABIMAQ/RS, apresentaram seus cases: a Metal Work abordou os sistemas para automação embarcada; a Parker apresentou os sistemas de controle e automação para o agronegócio; a Falker trouxe um case sobre gestão de informações agrícolas:Tecnologia para desafiar os limites de produtividade; e por último, a Full Gauge, trouxe a temática automação e proteção em laticínios. Após as apresentações, o diretor Marcelo Marini conduziu um bate-papo entre os painelistas e o público presente, com enfoque  nos cases apresentados e em inovação, tecnologia, soluções inteligentes e empreendedorismo.

 

Conheça o Projeto TESA - Tecnologia Embarcada no Setor Agrícola

O projeto é uma parceria do SIMERS com a Associação Brasileira da Indústria Eletroeletrônica-RS – Abinee e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos -Abimaq-RS. O acordo de cooperação do projeto foi assinado no mês de março, durante a Expodireto Cotrijal 2016. A iniciativa conta com o apoio das secretarias estaduais da: Agricultura, Pecuária e Irrigação e do Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, assim como, de universidades gaúchas.

O principal objetivo do projeto é aproximar os fabricantes de máquinas e implementos agrícolas, os fabricantes de equipamentos eletroeletrônicos e os de automação, para a partir dessa conjuntura tornar o setor agrícola gaúcho mais competitivo através da tecnologia embarcada nos produtos.

O TESA é destinado para os pequenos e médios fabricantes que queiram se engajar para desenvolver novas soluções e agregar mais tecnologia aos seus produtos. Se sua empresa tem interesse em conhecer o TESA entre em contato com o SIMERS.

 

CONFIRA OS DEPOIMENTOS DOS REPRESENTANTES DAS ENTIDADES QUE FAZEM PARTE DO TESA

Claudio Affonso Amoretti Bier – presidente do SIMERS

“O TESA é uma grande oportunidade para as indústrias de máquinas agrícolas abrirem as suas portas e apresentarem as suas demandas, em contrapartida as indústrias recebem soluções tecnológicas para os seus produtos, essa dinâmica é muito promissora, pois propicia um processo de co-criação de soluções e consequentemente, beneficia desde os envolvidos no projeto até o cliente final”.

Régis Haubert – presidente da ABINEE-RS

“O desenvolvimento tecnológico estabelece diferenciais competitivos importantes para os diversos setores da economia, só que isso requer constantes investimentos em capital e recursos humanos capacitados. O projeto TESA busca integrar as competências das empresas associadas da ABINEE e da ABIMAQ (setores eletroeletrônico e metalmecânico, respectivamente), a fim de buscar soluções complementares e de automação para o setor do agronegócio - associadas do SIMERS, reduzindo os custos dos projetos e o tempo de lançamento de produtos. Nosso objetivo é proporcionar um ecossistema de empresas interagindo na busca de soluções.”

Hernane Cauduro -  Vice-Presidente da ABIMAQ-RS,

“O projeto tem como objetivo reunir as áreas técnicas e as engenharias destes setores, para juntos   desenvolverem novas soluções automatizadas e a tropicalização de elementos  para  máquinas e implementos  agrícolas . Sabemos que o setor de máquinas agrícolas no Brasil já é  referência  na aplicação de tecnologias embarcadas, mas existe um potencial interessante a ser explorado,  sobre tudo nos implementos. Acreditamos que o TESA , poderá contribuir de forma decisiva para os  pequenos , médios e grandes fabricantes , para  desenvolverem  novas soluções.”

 

IMASA – Primeira associada a aderir ao Projeto TESA

Confira a entrevista realizada realizada com o diretor presidente:Jalmar Martel

1)    O que motivou a IMASA aderir o TESA?

Aderimos ao Projeto TESA após assistirmos uma palestra na feira de Não Me Toque (Expodireto), e por estarmos desenvolvendo dois projetos de inovação, um com a Unijuì - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, e outro que estamos buscando um parceiro ou financiamento para viabilizá-lo. Então, na ocasião surgiu a oportunidade de mostrarmos o nosso projeto ao SIMERS, através do TESA.

2)    Perspectivas

As perspectivas são no sentido de buscar parceria ou financiamento para o desenvolvimento do projeto.

3)    Benefícios 

Acredito que o TESA pode contribuir para o desenvolvimento de tecnologia embarcada, principalmente no que se refere aos sistemas de plantio, porque houve um avanço muito significativo no que se refere a  tecnologia embarcada de colheitadeiras, tratores e pulverizadores e nas plantadeiras existe um campo ainda muito carente de novas tecnologias. O Projeto pode contribuir aproximando as empresas e auxiliando na busca de financiamentos para desenvolver novas tecnologias apropriadas em plantadeiras.

4)    Inovação

Inovação é estratégia de longo prazo e não existe inovação sem parcerias, nenhuma empresa inova sozinha, inovação é o resultado de uma rede de conhecimento por este motivo o SIMERS pode contribuir aproximando empresas e instituições voltadas para inovação.

 

BANRISUL - O grande banco do Sul.